Notícias

Proposta ousada marca discussão sobre a venda de bebidas alcoólicas nos estádios mineiros
Por: André Coelho 27 de Abril de 2012 em: Notícias

“Porque não testar para ver se dá certo vender cerveja no primeiro tempo?”. A proposta, feita pelo deputado Alencar da Silveira Jr., marcou a Audiência Pública que discutiu a venda de bebidas alcoólicas nos estádios mineiros, na Comissão de Esportes, Lazer e Juventude da ALMG, nesta terça-feira, 17 de abril. Alencar sugeriu que o Projeto de Lei 483/2011 passasse por uma fase de testes em jogos de futebol de menor público, como partidas pela série B do Campeonato Brasileiro.

De acordo com o Projeto, de autoria do parlamentar, a venda de bebidas alcoólicas ficaria proibida nos estádios de Minas Gerais a partir do segunda metade dos jogos e o consumo seria restrito às áreas de bar e a dois copos (ou doses) por pessoa. O modelo, que deu certo nos Estados Unidos, México e países europeus, merece, na opinião do deputado Alencar, uma chance no Brasil. “Porque não mostrar para o Brasil que Minas Gerais tem bons torcedores?”, questionou. O apelo, pedindo apoio à mudança na regra, foi dirigido ao Procurador de Justiça José Antônio Baeta Cançado,.

Contrário à proposta, o procurador disse que estatística indicam diminuição de até 80% na violência nos estádios e a quase extinção de ocorrências médicas nas arenas durante as partidas. Além disso, segundo Baeta, proibir o consumo de álcool nos locais de jogos de futebol oficiais é uma medida integrada com a tendência nacional da restrição ao consumo destas bebidas para a diminuição de acidentes de trânsito e outros tipos de violência. Para o deputado Alencar, restringir a liberdade não é o melhor caminho para coibir tumultos e vandalismo, a exemplo do que aconteceu em recente jogo entre Palmeiras e Corinthians, pelo campeonato paulista. “Dentro dos estádios, o pau continua comendo!”, enfatizou.

Além dos deputados da mesa e do Procurador de Justiça e Presidente do Comissão Nacional de Prevenção e Combate à Violência dos Estádios José Antônio Baeta Cançado, participaram da reunião o sr. Rogério Aoki Romero, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, o Cel. Antônio Leandro Bettoni da Silva, Gestor Extratégico da Polícia Militar de Minas Gerais, o sr. Ricardo Afonso Raso, Diretor Geral da Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais, o sr. Mário Murta Lana, Gerente de Contatos da empresa Minas Arena e o Capitão Wagner Alan de Matos, Assessor de Gestão Extratégica da Polícia Militar de Minas Gerais.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.