Notícias

Projeto de Lei obriga supermercados a distribuírem gratuitamente sacolas biodegradáveis
Por: 04 de Maio de 2012 em: Notícias

O deputado Alencar da Silveira Jr. protocolou hoje (4) um Projeto de Lei que obriga os supermercados a distribuírem sacolas plásticas biodegradáveis gratuitamente para os consumidores. Esta medida foi tomada depois que o deputado descobriu que a lei das sacolinhas só foi boa para os supermercados, que ganham mais de 100% de lucro sobre a venda das embalagens.

A lei das sacolinhas plásticas foi bem intencionada e, de fato, diminuiu a presença das embalagens na Capital. O problema é que acabou prejudicando o consumidor, que agora deve pagar para levar as compras e para acomodar o lixo, antes jogado nas sacolinhas reaproveitadas.

No mês passado, o deputado Alencar se passou por supermercadista e orçou a compra de lotes de sacolas plásticas compostáveis em várias fábricas. “Descobri que supermercados e drogarias conseguem comprar sacolinhas por doze, dez e até oito centavos”, conta Alencar. “Não faz sentido elas serem vendidas por R$0,19 nas lojas”.

A esta informação se soma pesquisa do Departamento de Química da UFMG que concluiu que as sacolas, ditas compostáveis, que circulam no mercado de Belo Horizonte, possuem polietileno em sua fórmula. Foi constatado que não há decomposição do material que passa a poluir invisivelmente, deixando rastros de plástico dissolvido no meio ambiente.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.