Notícias

Solicitado pelo deputado Alencar, Aeroporto dos Inconfidentes deverá ser construído até a Copa
Por: 26 de Dezembro de 2012 em: Notícias

O Governo Federal anunciou na semana passada a construção do aeroporto de Ouro Preto até a Copa de 2014. A proposta de instalação do terminal foi encabeçada pelo deputado Alencar da Silveira Jr. que em 2006 apresentou o projeto ao então governador Aécio Neves e solicitou o estudo pela Agência Nacional de Aviação (Anac).

O aeroporto será implantado no distrito de Glaura, às margens da rodovia que faz ligação com Cachoeira do Campo, num terreno de 930 mil metros quadrados, com pista de 800 metros de extensão e capacidade para aviões de até 60 passageiros. A prefeitura, inclusive, já fez parte das desapropriações necessárias e elaborou o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto no Meio Ambiente (Eia-Rima). O projeto teve início em 2010, mas, por falta de recursos (a estimativa inicial é que a obra consuma R$ 28 milhões), a construção anda a passos lentos.

O terminal agilizaria o transporte de turistas de outros estados, que, atualmente, desembarcam no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, para percorrer quase 150 quilômetros até a cidade histórica. Por ano, são mais de 500 mil visitantes, fora os estudantes universitários e moradores, o que justificaria o aporte.

A pedido do deputado Alencar, em abril de 2006, a Comissão do Trabalho da Assembleia de Minas discutiu o impacto econômico e turístico e a geração de emprego decorrentes da instalação do aeroporto. A reunião deixou clara a necessidade urgente da instalação do aeroporto para o fomento do turismo na região e a geração de novos postos de trabalho.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.