Notícias

Deputado Alencar leva demissões da Novelis para Ministério do Trabalho
Por: Marcos Ignacio 01 de Marco de 2013 em: Notícias

O deputado estadual Alencar da Silveira Jr. promoveu na última sexta-feira (23), um encontro entre vereadores e representantes sindicais de Ouro Preto com o ministro do trabalho, Brizola Neto, e o secretário de estado do trabalho, Zé Silva. Em pauta, a demissão de 167 funcionários da fábrica de alumínio da empresa Novelis, situada na cidade.

O ministro se comprometeu a instalar uma mesa de negociações na cidade, convocando o sindicato dos trabalhadores e representantes da Novelis. “Desde ontem (quinta-feira) já tomamos conhecimento das possíveis demissões. Hoje (sexta-feira), está sendo protocolado o pedido do sindicato de estar em uma mesa de negociações”, afirmou.

A expectativa de Brizola Neto é que a mesa de negociação seja instalada nesta semana, com a presença do secretário nacional de relações do trabalho e do superintendente regional do trabalho, Valmar de Sousa. O governo espera que, na negociação, a empresa mantenha no mínimo os empregos e direitos dos trabalhadores.

Na quinta-feira, dia anterior ao encontro, os vereadores de Ouro Preto realizaram uma audiência ordinária da Câmara Municipal, alterando o local da reunião para a porta da Novelis. O objetivo da reunião foi apresentar o problema e levantar soluções para a manutenção dos empregos na empresa. Durante a audiência, o deputado criticou a forte concentração da atividade industrial de Ouro Preto em mineração e sugeriu a construção de um distrito industrial diversificado às margens de BR 040. “Podemos gerar emprego e receita em uma área afastada da cidade e trazermos o dinheiro para cá, disse.

De acordo com os vereadores, a empresa optou pelas demissões para investir em sua hidrelétrica que vende energia para Cemig. Com o alto custo desta matéria no país, esse segmento se tornou mais lucrativo que a fabricação de alumínio, para qual a usina destinava a energia gerada.

O secretário de estado do trabalho, Zé Silva, elogiou agilidade do deputado Alencar e dos vereadores de Ouro Preto em levar o problema a todas instâncias necessárias para tentar solucionar o impasse na cidade, segundo ele, esse é o dever dos políticos com a população. “Esse é o papel que nós homens públicos temos que cumprir, os vereadores cumpriram, o deputado estadual Alencar cumpriu, e nós também estamos cumprindo em nome do governo de Minas, e o ministro Brizola em nome do governo federal”, disse Zé Silva.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.