Notícias

Assembleia aprova fim de animais em circos
Por: Jader Viana / Marcos Ignacio 19 de Janeiro de 2014 em: Notícias

A prática de se usar animais em circos será proibida em Minas Gerais. Projeto de lei do deputado Alencar da Silveira Jr. que proíbe essa conduta no Estado foi sancionada pelo governador de Minas, Antônio Anastasia, no dia 17 de Janeiro. O projeto que já tramitava há anos na Casa foi aprovado em plenário no final de 2013.. “No último mês de dezembro fizemos um grande esforço na Casa pela aprovação. Reformulamos o texto e conseguimos uma aprovação muito rápida nas comissões”, comemorou o deputado Alencar.

A sanção do projeto atende uma demanda antiga dos defensores de animais, que condenam as condições em que eles são mantidos nos circos. Segundo o deputado Alencar, na maioria dos casos, eles são confinados em pequenos espaços, com péssimas condições de higiene, ficando expostos à condições de tortura extrema. “A manutenção desses animais em condições adequadas sai muito caro, o que ameaça o sucesso econômico do empreendimento e, por isso, a maioria dos circos fazem a manutenção dos animais de maneira prejudicial à saúde desses”, afirmou.

O circo que descumprir essa lei poderá ser multado em 10 mil Ufemgs (o equivalente hoje a cerca de 26 mil reais) 

Defensores dos animais apoiam o projeto

Representantes do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais se reuniram com o deputado Alencar da Silveira Jr. no início de dezembro para manifestar a necessidade urgente da aprovação do projeto de lei 4787/2013, que proíbe os animais em circos. Os ativistas também acompanharam toda a tramitação do projeto e tiveram papel importante na conscientização dos deputados para que votassem a favor da proibição dos animais em circos.

 

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.