Notícias

Plenário vai decidir sobre o projeto do horário de verão
Por: Marcos Ignacio 27 de Setembro de 2016 em: Notícias

O projeto do deputado Alencar da Silveira Jr. que determina a realização de um plebiscito para a população decidir sobre o horário de verão em Minas já está pronto para votação em plenário. O parlamentar conseguiu as assinaturas necessárias para protocolar um requerimento para que os deputados votem em plenário o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que considerou o projeto inconstitucional. De acordo com o regimento interno da Assembleia, é possível que um projeto rejeitado pela CCJ continue tramitando, desde que um décimo dos deputados (8) assine um requerimento para levar o parecer ao plenário.

Para o deputado Alencar, o horário de verão gera muita polêmica entre a população mineira, já que ele traz economia de energia e ao mesmo tempo causa problemas à saúde das pessoas. Por isso, vários cidadãos desejam sua extinção. “Chegou a hora de discutirmos com seriedade o assunto e deixar que as pessoas, que são afetadas no dia a dia, decidam se isso é bom ou ruim, já que elas têm realidades diferentes e também são afetadas de formas distintas”, disse Alencar.

O deputado também lembrou do exemplo da Bahia, que desde 2011 não segue mais o horário de verão. Segundo o Governo da Bahia, 72% da população é contra o horário de verão.

Pesquisas apontam malefícios causados pela mudança de horário

Diversos estudos realizado no Brasil e em outros países que seguem o horário de verão indicam que a mudança na hora causa alterações no organismo das pessoas, impactando na saúde e no desempenho do dia a dia.

Um estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP) apontou que o organismo demora ao menos 14 dias para se adaptar totalmente ao horário de verão. Durante esse período, são comuns os problemas com fadiga e falta de sono, memória e atenção, dentre outros. Além disso, esses sintomas podem causar acidentes no trânsito e no trabalho.

Algumas pesquisas realizadas nos Estados Unidos também apontaram um aumento de cerca de 5% no número de infartos durante os primeiros dias do horário de verão e também o aumento da quantidade de acidentes de trânsito. Outra pesquisa americana apontou que o impacto do horário de verão no tempo de sono também leva os funcionários a passarem mais tempo navegando de forma inútil na internet durante o expediente.

O horário de verão é usado em determinada época do ano para que a população possa adaptar suas rotinas e aproveitar melhor o tempo com luz natural. Essa medida visa a economia de energia, já que não há necessidade do uso de luzes artificiais.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.