Notícias

Projeto de lei proíbe copos de plástico e latas de metal em Minas
Por: Sylvia Amorim 02 de Maio de 2019 em: Notícias

Um projeto de lei (PL) apresentado pelo deputado estadual Alencar da Silveira Jr. prevê a proibição do fornecimento de copos plásticos e latas de metais aos clientes de hotéis, restaurantes, bares, padarias, entre outros estabelecimentos comerciais. O projeto se estende ainda a clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais de qualquer espécie. 

O objetivo do projeto é proteger a natureza e evitar danos ao meio ambiente devido ao descarte impróprio do lixo: a lata de alumínio leva de 200 a 500 anos para se decompor completamente na natureza, e o plástico cerca de 200 anos. Além disso, esses materiais prejudicam bastante a vida marinha, já que muitos animais acabam sufocando por causa do plástico ou se cortando com as latas. 

No lugar desses materiais, poderão ser fornecidos copos e recipientes permanentes feitos de papel reciclável, material comestível, ou biodegradável ou outro material reutilizável. Os estabelecimentos que não cumprirem o que está previsto pela lei, podem enfrentar uma multa que chega a R$ 8 mil reais, além do fechamento do local.

Para o deputado Alencar, que também é autor do projeto de lei que visa acabar com o uso de canudinhos de plástico em Minas, é hora de pensar no meio ambiente: “Temos tantas alternativas nos dias de hoje, que não faz sentido continuar usando materiais que prejudicam a natureza. Se não começarmos a tomar medidas como essa, as próximas gerações vão sofrer imensamente com os impactos que a natureza está sofrendo”, afirma.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.