Notícias

PL quer obrigar bares e restaurantes a fornecerem água de forma gratuita aos clientes
Por: Sylvia Amorim 22 de Julho de 2019 em: Notícias

Um projeto de lei (PL) protocolado na Assembleia de Minas pelo deputado Alencar da Silveira Jr. prevê que bares, restaurantes e estabelecimentos similares ficam obrigados a servirem água filtrada, de forma gratuita, aos clientes. O objetivo é garantir o direito do cidadão de ter acesso à água potável.

Dessa forma, o projeto prevê acabar com o interesse econômico dos estabelecimentos de lucrarem com a venda de bebidas industrializadas, e fomentar esse costume de hospitalidade que já vale em outros estados, como no Rio de Janeiro. Na França, também é comum que os clientes peçam uma jarra de água, que não é cobrada pelos estabelecimentos.

De acordo com o deputado, exigir que o cliente pague por água é inadmissível. “Cobrar a água e negar ela caso o cliente não pague é violar diretamente o direito do cidadão e vai contra os fundamentos de nossa Carta Magna. Além disso, muitos estabelecimentos colocam preços altíssimos na água, obrigando o cliente a gastar com algo que deveria ser seu por direito”, afirma o deputado.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.