Notícias

Itabirito recebe Programa Viva Vida
Por: 01 de Maio de 2006 em: Notícias

Depois de conseguir a liberação de 3,5 milhões para obras de pavimentação e saneamento dos bairros Padre Adelmo e Primavera, o deputado Alencar da Silveira leva a Itabirito mais de um milhão de reais para implantação do Projeto Viva Vida de Atendimento a Saúde da Mulher e da Criança. A pedido do deputado, Itabirito foi escolhida para fazer parte de um grupo de cinco cidades do Estado que terão programas pilotos do projeto.

 

Com grande alcance social, o Programa Viva Vida visa atender a população de baixa renda, tendo como objetivo a redução em 25% da mortalidade infantil e materna em Minas Gerais nos próximos quatro anos. Além disso, o programa terá como meta o atendimento à saúde da mulher vítima de violência sexual, assistência para a concepção de casais inférteis; a assistência ao pré-natal de alto risco, o atendimento ginecológico da adolescência até a terceira idade.

 

O centro Viva Vida contará com as seguintes especialidades: cardiologia, endocrinologia, infectologia, odontologia, neurologia, cirurgia cardiovascular, gastroenterologia, pneumonia, cirurgia pediátrica e hematologia, urologia com bons profissionais. O Viva Vida já capacitou, em 2003, 580 profissionais de saúde: médicos cirurgiões, enfermeiros e auxiliares, obstetras e parteiras tradicionais.

 

A implantação do projeto ocorrerá em três etapas: a primeira é a construção e reforma dos centros, a segunda o repasse do fundo financeiro destinado à aquisição de equipamentos, recurso este que já foi obtido pelo deputado Alencar, junto ao Governo do Estado. A terceira, será de incentivo complementar destinado a participação do Estado de Minas Gerais no custeio do funcionamento do centro.

 

Para Alencar da Silveira, saúde é o que há de mais importante para o ser humano: "Não vou medir esforços para servir esta cidade. Para mim, o Centro Viva Vida é uma realização muito especial. Agora, as mulheres e crianças de Itabirito terão a assistência médica hospitalar que merecem".

 

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.