Notícias

Hospital recebe verba para equipamentos da lavanderia
Por: 01 de Junho de 2006 em: Notícias

O Hospital Nossa senhora do Brasil recebeu neste mês uma verba de mais de 50 mil reais para compra de equipamentos para a lavanderia. Liberada pela Secretaria de Estado da Saúde, a pedido do deputado Alencar da Silveira Jr., a verba põe fim a um dos problemas que o hospital vinha enfrentado há muito tempo.

 

Os equipamentos que o hospital possuía em sua lavanderia, queimaram e não tinham mais condições de uso. Além de estarem bastante antigos, com mais de quarenta anos de uso e em péssimo estado de conservação, não havia mais condições de restaurá-los. A situação era tão grave que a saúde pública já vinha cobrando a solução do problema com ameaças de paralisação do Hospital.

 

A reivindicação partiu dos dirigentes do hospital em uma visita que o deputado Alencar fez a Bambuí no final do ano passado. Depois de conversar com os dirigentes, o deputado enviou um pedido oficial ao então Secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, que se comprometeu imediatamente a atender ao pedido do deputado.

 

Além de verbas para a lavanderia, os dirigentes pediram um aumento na verba do SUS para solucionar o problema do número de AIHs (Autorização de Internação Hospitalar). A verba que o SUS envia mensalmente é muito inferior ao número de atendimentos. Bambuí recebe hoje do SUS R$ 238 mil reais, sendo 63 mil para o hospital Nossa senhora do Brasil e 175 mil para o Sanatório São Francisco de Assis. Na administração anterior, o hospital é quem recebia por todo o atendimento feito e depois é que repassava para o sanatório. Atualmente, o hospital atente um número maior de pacientes do que o número de AIHs que lhe são destinadas, trazendo , com isso, dificuldades imensas para sua manutenção.

 

Além da cidade de bambuí, o Hospital atende as cidades de Medeiros, Tapiraí, Córrego Dantas, Iguatema, São Roque de Minas e parte de Pratinha, possuindo um intenso movimento de internações e atendimentos médicos.

 

De acordo com o deputado Alencar, o aumento no repasse do SUS também deve ser conquistado em breve. “Estou trabalhando nesta questão e acredito ser atendido pelo Governo Aécio Neves que tem feito um grande bem à saúde do povo mineiro”, diz.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.