Notícias

Minaspetro quer pressionar Governo para incentivar consumo de gás natural
Por: 02 de Marco de 2007 em: Notícias

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) estuda a possibilidade de uma paralisação dos postos de gás natural em Minas Gerais. A proposta foi discutida no início deste mês em reunião entre representantes da entidade e o deputado Alencar da Silveira Jr. A paralisação seria uma forma de pressionar o Governo do Estado a implementar medidas de incentivo ao consumo do GNV no Estado.

 

De acordo com o deputado Alencar, Minas Gerais está ficando atrás de outros estados brasileiros em relação ao consumo do combustível. “Em 2004, o Estado era o segundo maior mercado do País. Hoje, já é o sétimo. Nosso consumo não se alterou de lá pra cá. Por isso, houve também uma acentuada queda no número de empresas convertedoras”, disse.

 

Além de ser um combustível mais barato do que o álcool e a gasolina, o GNV é extremamente benéfico ao meio ambiente na medida em que é menos poluente que a gasolina e o diesel. Para o deputado, Minas perde muito por não incentivar o consumo do combustível, já que traria desenvolvimento econômico e menores índices de poluição ambiental.

 

Alencar da Silveira é autor de dois projetos de lei que beneficiam o setor do Gás Natural Veicular em Minas Gerais. O primeiro, reduz a alíquota de ICMS sobre o combustível de 18 para 12%. O outro, concede 50% de desconto no IPVA dos veículos convertidos para gás natural veicular. Os projetos foram apreciados nas comissões da Assembléia Legislativa na última legislatura e já estavam prontos para votação em plenário. Como uma nova legislatura se inicia, todos os projetos devem tramitar novamente.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.