Notícias

Deputado propõe meio-termo na questão do consumo de bebida alcoólica em estádios
Por: 23 de Marco de 2012 em: Notícias

Em meio à discussão da proibição ou não da venda e consumo de bebidas alcoólicas durante a Copa do Mundo em 2014, o deputado Alencar da Silveira Jr. retoma um antigo projeto de lei que estabelece um meio-termo para a questão. A proposta, apresentada pelo parlamentar em 2007, prevê que  venda das bebidas em estádios de futebol durante os jogos seja permitida até os 45 minutos do primeiro tempo. Durante o intervalo, o segundo tempo e 15 minutos após o término da partida, o consumo e a venda seriam proibidos.

Na avaliação do deputado Alencar, esta medida contribuiria para a diminuição da violência nos estádios. “Proibir terminantemente o álcool é um ato extremo, embora tenhamos indicativos de redução da criminalidade após a proibição no Estado. Minha intenção é controlar, de modo que não dê tempo para o consumo exagerado”, explica Alencar. A abstinência de mais de uma hora também irá garantir que, na saída do estádio, os torcedores não estejam mais sob efeito das bebidas.

A retomada desse projeto de lei pode garantir uma solução mineira para o caso de o Congresso Nacional retirar do projeto de Lei Geral da Copa um artigo que libera expressamente a venda de bebidas nos estádios. Neste caso, a Fifa teria que negociar separadamente com sete Estados onde a bebida é proibida. “Em Minas Gerais teremos uma ótima solução para a Fifa. Conseguiremos conciliar os interesses da população com os interesses da Fifa e dos turistas”, disse o deputado.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.