Notícias

Projeto de lei proíbe construção o de imóveis residenciais no entorno do aeroporto de Confins
Por: Marcos Ignacio 21 de Marco de 2014 em: Notícias

Projeto de lei (PL) apresentado nesta sexta-feira (21) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pretende evitar futuros problemas com moradias próximas ao Aeroporto Internacional de Confins, proibindo construções residenciais em um raio de três quilômetros de distância do local. O PL de autoria do deputado Alencar da Silveira Jr. considera a provável expansão da quantidade de voos no aeroporto e da construção de imóveis na região, que pode causar um conflito com os moradores devido ao barulho provocado pelas aeronaves.

O deputado Alencar usou o exemplo do aeroporto de Frankfurt na Alemanha, um dos principais da Europa, para justificar seu projeto. O local começou a enfrentar problemas de operação exatamente pelo excesso de ruído que tem afetado moradores do entorno. Por causa desses problemas, o aeroporto teve que reduzir em 40% suas operações entre 23h e 24h e proibir os voos entre 24h e 5h. Essas restrições causaram grandes prejuízos econômicos uma vez que o aeroporto realiza cerca 1400 pousos e decolagens por dia e possui 21 mil funcionários ligados à administração, além de 78 mil funcionários das companhias aéreas que operam lá.

Responsável pelo início do movimento que transferiu os voos da Pampulha para Confins, o deputado Alencar, acredita que é preciso agir agora para evitar essa situação no futuro, quando o número de voos em Confins crescer.“O caso do Aeroporto de Frankfurt serve como um alerta para nós que queremos fazer do aeroporto de Confins um dos principais da América Latina”, disse o deputado Alencar.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.