Notícias

Deputado Alencar faz duras críticas ao estatuto da Federação Mineira de Futebol
Por: Marcos Ignacio 10 de Abril de 2014 em: Notícias

Diante de mais um escândalo na Federação Mineira de Futebol (FMF), o presidente do América deputado Alencar da Silveira Jr. fez duras críticas ao estatuto da entidade e pediu uma reformulação do documento, especialmente do artigo 36, que limita o número de chapas para disputar as eleições. Segundo o estatuto, as chapas precisam ter o apoio de no mínimo quatro clubes da divisão principal do Campeonato Mineiro, que no formato atual conta com 12 equipes, possibilitando o máximo de três chapas para o pleito eleitoral, já que cada time só pode apoiar um candidato.

Para o deputado Alencar, a FMF está perdendo sua credibilidade e a mudança do estatuto deve ser o começo de uma reestruturação da entidade. “O estatuto da federação tem que mudar antes das eleições, e se não mudar, o próximo presidente tem o dever moral de reformular o documento. Os dois últimos presidentes precisaram sair com ordem da justiça. Precisamos tornar o estatuto mais transparente e democrático para evitar esse tipo de situação, que mancha cada vez mais a imagem da entidade que gerencia o futebol mineiro”, afirmou Alencar.

Os casos citados pelo deputado Alencar são os afastamentos dos ex-presidentes Elmer Guilherme em 2003 e do seu sucessor Paulo Schettino, no início desse ano. O primeiro, falecido em 2011, foi acusado de sonegação fiscal e apropriação indevida de contribuições previdenciárias. Já Schettino foi afastado por alterar o estatuto da entidade para permanecer mais tempo no cargo. A família de Elmer Guilherme ficou 35 anos a frente da Federação Mineira de Futebol.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.