Notícias

Assembleia de Minas vai realizar audiência pública para discutir degradação do rio Itabirito
Por: Marcos Ignacio 23 de Fevereiro de 2015 em: Notícias

O deputado Alencar da Silveira Jr. solicitou na Assembleia de Minas uma audiência pública em Itabirito para discutir a atual situação do rio Itabirito, que está com a qualidade da sua água baixa. O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) recolheu amostras que detectaram alto índice de coliformes fecais e alta contaminação por tóxicos como fenóis e cobre, além de material oriundo dos solos. Os resultados apontam os esgotos domésticos e as indústrias da região, especialmente as mineradoras, como principais responsáveis pela poluição do rio.

O requerimento da audiência pública foi feito após o deputado Alencar denunciar que a mineradora Herculano está deixando a terra da mineração descer para dentro do rio Itabirito, assoreando novamente o rio. “Em 2013 conseguimos com muito custo o desassoreamento do rio, para evitar enchentes como a de janeiro de 2012. Agora, essa mineradora está jogando a terra no rio, trazendo novos riscos de enchente para o município. Por isso vamos realizar essa audiência pública para buscar soluções, não só para o problema com as mineradoras, mas também para outros fatores que estão afetando a qualidade do rio”, disse Alencar.

O rio Itabirito tem uma grande importância para região, já que o principal curso de água da sub-bacia do rio Itabirito.

Serão convidados para audiência o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Generoso, o coordenador das Promotorias de justiça de Defesa do Meio Ambiente, Carlos Eduardo Pinto, o diretor da Herculano Mineração, Mardoqueu Herculano e o analista operacional da Vale do Rio Doce em Itabirito, Wanderci Miranda.

 

Deputado quer responsabilizar mineradora em caso de enchente

O deputado Alencar cobrou que o Governo de Minas faça uma intervenção na mineradora Herculano e que a empresa seja responsabilizada pelo minério derramado dentro do rio, além de arcar com todos os prejuízos da cidade, caso aconteça uma nova enchente. “ O Governo de Minas precisa tomar uma providência urgente contra essa mineradora. A cidade de Itabirito está novamente correndo o risco de enchentes. Não podemos deixar que isso aconteça de novo”, afirmou Alencar.

 

 

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.