Notícias

Audiência pública vai debater retorno dos voos nacionais na Pampulha
Por: Jader Viana 04 de Abril de 2015 em: Notícias

O deputado estadual Alencar da Silveira Jr. protocolou na Assembleia de Minas um pedido de audiência pública para discutir a volta de voos nacionais a partir do aeroporto da Pampulha. Na última quarta-feira, a Azul iniciou um voo para Vitória saindo de lá e anunciou que a partir de maio terá voos também para Rio de Janeiro e Brasília.

De acordo com notícia publicada pelo jornal O Tempo, a Agência Nacional de Aviação civil confirmou, ainda, que já autorizou a operação da Companhia Passaredo para Porto Seguro e analisa outros voos requeridos por essa mesma companhia.

Contrário ao retorno dos voos, o deputado Alencar da Silveira foi presidente, em 2003 da Comissão Especial dos Aeroportos na Assembleia, criada por ele para discutir a transferência dos voos da Pampulha para Confins. Na época, o aeroporto da Pampulha estava sobrecarregado, com mais de 3 milhões de passageiros por ano, enquanto o de Confins, com capacidade para 5 milhões, operava com 500 mil passageiros por ano.

Foram realizadas diversas reuniões com a participação de autoridades, especialistas e centenas de moradores da região da Pampulha e de Confins. Os moradores dos bairros do entorno do aeroporto da Pampulha reclamavam, principalmente, da falta de segurança e do barulho causado pelos pousos e decolagens. Especialistas também apontaram a falta de segurança nessas operações em função da topografia no local. As conclusões dessa comissão foram usadas pelo Governo de Minas na luta pela transferência dos voos que se deu a partir de março de 2005.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.