Notícias

Audiência pública vai debater alternativas ao uso de barragens de rejeitos nas minerações
Por: 06 de Novembro de 2015 em: Notícias

A comissão de Minas e Energia e a comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia de Minas vão discutir alternativas de substituição às barragens de rejeitos utilizadas pelas mineradoras. A audiência pública foi solicitada pelo deputado Alencar da Silveira Jr. após o desastre causado pelo rompimento de duas barragens de rejeitos em Mariana, que causou a destruição de um subdistrito da cidade. De acordo com o parlamentar, já existe tecnologia disponível capaz de substituir as barragens. “Até na China, país que ainda precisa avançar muito na questão ambiental, as barragens foram proibidas”, argumentou.

No início do ano, o deputado Alencar já havia levantado a discussão sobre os impactos causados pelas mineradoras na Região dos Inconfidentes e nos outros municípios mineradores em Minas. Na oportunidade, Alencar denunciou a mineradora Herculano por despejar rejeitos do minério dentro do Rio Itabirito, importante curso d'água da região e afluente do Rio das Velhas. Na época, o rio tinha acabado de ser desassoreado para evitar enchentes na cidade de Itabirito.

Serão convidados para a audiência pública o coordenador geral da Promotoria de Meio Ambiente, Alceu José Torres Marques; o presidente do Sindicato das Empresas de Extração Mineral (SINDIEXTRA), José Fernando Coura; o diretor de assuntos minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Marcelo Ribeiro Tunes; o secretário estadual de Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz; o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Celso Luiz Garcia; o presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias extrativas de Minas Gerais, José Maria Soares.

 

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.