Notícias

Deputado Alencar da Silveira é reeleito presidente do Conselho Fiscal da Unale
Por: Jader Viana 03 de Junho de 2016 em: Notícias

O deputado Alencar da Silveira Jr. foi reeleito, no início deste mês, presidente do Conselho Fiscal da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), cargo que ocupa desde 2013. A eleição ocorreu no último dia da XX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), evento realizado pela entidade no início de junho, em Aracajú.

Na ocasião, também foi apresentado aos presentes o balanço financeiro da entidade, as ações realizadas ao longo da gestão do então presidente, deputado Sandro Locutor (PROS-ES), e os objetivos propostos para a próxima gestão. Alencar da Silveira Jr., sugeriu que fosse inserido na próxima CNLE, um painel onde os deputados estaduais pudessem se reunir e debater os principais impasses, objetivos e resultados alcançados no dia a dia da gestão.

Alencar ressaltou ainda, a importância da realização da Conferência Nacional da Unale diante de todo o cenário nacional. “Os problemas aqui debatidos são os mesmos vistos ao longo dos 20 anos da entidade. O Brasil precisa mudar e a Unale faz parte deste processo”, afirmou.

Um de seus fundadores há 20 anos, Alencar assumiu a presidência da Unale em 2011. Sua gestão foi marcada pelo dinamismo na esfera política e pela inovação nos meios de comunicação da entidade. Criou a TV e rádio Unale, que dão mais transparência às ações dos deputados estaduais que cumprem agenda em Brasília, e reestruturou a assessoria de comunicação, ampliando a divulgação das atividades da entidade bem como de seus associados. Na esfera política, Alencar promoveu importantes eventos e debates com o objetivo de fortalecimento das casas legislativas brasileiras.

XX Conferência da Unale

Ocorrida nos dias 1 a 3 de junho, a XX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) foi uma das conferências mais representativas já realizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Delegações do país inteiro estiveram no campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, palco de debates importantes envolvendo a participação de parlamentares das cinco regiões. Foram cerca de 1,1 mil participantes e 179 parlamentares.

Com três dias de intensa programação, o evento contou com palestras do ministro do STF Dias Toffoli, que falou sobre a desburocratização, a gestão nos serviços públicos e o pacto federativo e do ministro de TCU Augusto Nardes, que discorreu sobre os desafios da governança pública no Brasil. Também palestrou o ministro emérito do STF Joaquim Barbosa, que falou sobre desenvolvimento e segurança jurídica.

Além da programação principal do evento, 19 entidades ligadas aos legislativos brasileiros realizaram encontros simultâneos durante os três dias de evento. Esses eventos simultâneos já são tradicionais nas Conferências da Unale e são uma grande oportunidade para servidores das casas legislativas de todo o Brasil trocarem experiências sobre os trabalhos desenvolvidos.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.