Notícias

Alencar comemora 10 anos da TV Assembléia
Por: 01 de Setembro de 2005 em: Notícias

Ao completar 10 anos de existência, a TV Assembléia e seu principal idealizador, o deputado Alencar da Silveira Jr., comemoram os bons resultados alcançados pelo que é hoje, o maior canal de comunicação do legislativo mineiro com o cidadão. Com um nascimento difícil, e ao mesmo tempo promissor, a TV Assembléia já é transmitida em 190 cidades e consegue atingir seu principal objetivo, o de facilitar o acompanhamento dos trabalhos do Legislativo pelos cidadãos.

 

O projeto de criar uma TV que desse transparência às ações dos deputados surgiu após pronunciamento feito na tribuna pelo deputado Alencar da Silveira, que reivindicava e falava da importância de um meio de comunicação que desse  transparência ao parlamento mineiro. A partir daí, a Assembléia Legislativa criou uma Comissão formada por Alencar da Silveira Jr. (PDT), Ajalmar Silva (PTB) e Sebastião Navarro (PFL) que definiu, em novembro de 1995, a implantação do então canal 40, contendo como grade de programação os acontecimentos do Plenário da Assembléia.

 

Com programação diária de apenas duas horas e meia, inicialmente, a TV exibia basicamente reprises das reuniões que aconteciam no plenário. Seis meses depois, por causa de um longo trabalho do deputado Alencar da Silveira, o canal passou a transmitir as reuniões de plenário ao vivo, sem nenhuma edição, da forma que acontece ainda hoje. Para o deputado, era importante que a população acompanhasse, em tempo real, os trabalhos de seu candidato e da Assembléia em geral, uma vez que a credibilidade de uma programação ao vivo é maior do que a de um programa editado.

 

Atualmente, a TV Assembléia de Minas é a emissora do parlamento, da política e das eleições. Sua grade de programação começa às 7:00 e vai até 2:00 da madrugada, sendo que a maior parte dos programas é ao vivo. De 9:00 ao meio dia são transmitidas, em tempo real, ações do Plenário e Comissões. Das 14:00 às 18:00 são transmitidas reuniões ordinárias do Plenário e  das Comissões. Caso tenha reunião extraordinária à noite, também ocorre transmissão ao vivo. Isso mostra que a luta e a perseverança do deputado Alencar se transformaram em grandes conquistas para a população mineira.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.