Notícias

Projeto apresentado na Assembleia põe fim às revistas íntimas em presídios
Por: Jader Viana / Marcos Ignacio 20 de Abril de 2017 em: Notícias

Tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais um projeto de lei (PL) que acaba com a revista íntima e de contato físico nos presídios de Minas Gerais. Apresentado nesta quarta-feira pelo deputado Alencar da Silveira Jr., o projeto prevê que os visitantes só serão revistados por aparelhos eletrônicos, como raio x e scanners corporais. De acordo com o texto, as revistas serão feitas nos presos, após o contato com qualquer visitante, para evitar que levem objetos proibidos para o seu espaço prisional.

Para o deputado Alencar, essa medida é necessária para evitar o constrangimento que os visitantes sofrem ao entrar nas unidades prisionais do Estado. “A pessoa já está sofrendo por ter um parente ou amigo preso e ainda precisa se sujeitar a ficar nu e passar por processos constrangedores na hora de entrar na prisão. Em diversos países europeus a revista íntima acontece com o preso antes de voltar para cela e não o contrário, precisamos mudar isso aqui também”, afirmou Alencar.

O projeto determina a revista por meio de aparelhos eletrônicos para todos os visitantes, inclusive os servidores do sistema prisional. O PL considera como visitante as pessoas que entram no presídio para manter algum tipo de contato com os detentos ou para prestar serviços de administração ou manutenção.

Atualmente, o sistema prisional de Minas Gerais conta com 190 unidades prisionais, com mais de 58 mil presos.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.