Notícias

Deputado leva demanda dos produtores de queijo para o presidente da república
Por: 03 de Outubro de 2017 em: Notícias

O deputado Alencar da Silveira Jr. e representantes de produtores de queijo artesanal levaram ao então presidente da república em exercício, Rodrigo Maia, a necessidade de uma Medida Provisória (MP) para resolver os problemas relativos à comercialização dos queijos artesanais mineiros para outros estados e países, já que as regras de fiscalização federais são diferentes das estaduais. Também participaram do encontro o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Fábio Ramalho, o Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, o Secretário de Estado de Agricultura, Pedro Leitão e outros deputados da bancada mineira.

Para o deputado Alencar, é necessário resolver essa situação com urgência, já que muitas pessoas dependem da renda do queijo artesanal para sobreviver. “Os órgãos estaduais cobram determinadas regras e os federais cobram outras diferentes. Isso não pode acontecer mais. A fiscalização tem que ser somente do estado, que conhece as particularidades dos produtores e da região. Milhares de famílias dependem da renda do queijo, precisamos resolver isso o mais rápido possível”, afirmou Alencar.

O presidente da Associação dos Produtores Artesanais do Serro e Região (Apaqs), Túlio Madureira, também espera uma solução para situação. “Tivemos a oportunidade de falar diretamente ao presidente da república em exercício, Rodrigo Maia, sobre o problema que enfrentamos. Solicitamos que as inspeções feitas pelos órgãos de cada estado tenham validade sobre todo o território nacional. Hoje, as exigências dos órgãos estaduais e federais são diferentes e, portanto, não podemos vender nossos produtos para fora do estado. O que queremos é que o serviço de inspeção do Estado tenha equivalência com o serviço de inspeção federal”, disse Túlio.

Antes do encontro com o presidente, ainda aconteceu uma reunião com degustação de queijos artesanais mineiros na presidência da Câmara dos Deputados, onde também foi debatida a regularização da comercialização do queijo.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.