Notícias

Projeto de lei prevê instalação de “bueiros inteligentes” em Minas Gerais
Por: Sylvia Amorim 08 de Novembro de 2018 em: Notícias

O deputado estadual Alencar da Silveira Jr. protocolou hoje na Assembleia Legislativa de Minas Gerias (ALMG) um projeto de lei (PL) que determina a instalação de “bueiros inteligentes” nos logradouros de Minas Gerais. O objetivo é diminuir os danos provocados pelas chuvas e enchentes, devido ao acúmulo de lixo.

O “bueiro inteligente” é composto por uma caixa coletora instalada em seu interior, com uma tela metálica de malha fina trançada, evitando a passagem de objetos que possam entulhar o bueiro. Dessa forma, a água passa e os resíduos ficam retidos no cesto coletor, evitando o entupimento e facilitando o trabalho dos profissionais que vão recolher o lixo depois. Diante dos problemas causados por enchentes na época de chuvas, especialmente no fim de ano, a medida pode ajudar a impedir que esse tipo de acidente aconteça. No município de Poços de Caldas, o equipamento já foi instalado e está dando resultado.

O deputado acredita que essa tecnologia pode contribuir bastante para diminuir os problemas ambientais. “Estamos acostumados a presenciar o estrago das chuvas, mas isso tem que mudar. Um primeiro passo para diminuir esse impacto é a instalação dos bueiros inteligentes, além da conscientização da população sobre o perigo de se jogar lixo na rua”, afirma.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.