Notícias

Deputado retorna do Japão com experiências em prevenção de catástrofes e inovações tecnológicas
Por: Ramon Calixto 22 de Maio de 2024 em: Notícias

Foto: Unale

Em comitiva pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Alencar da Silveira Jr. (PDT) e outros deputados viajaram em missão técnica pelas cidades de Tóquio e Hamamatsu, no Japão, trazendo diversas experiências e intercâmbios com iniciativas japonesas de prevenção a enchentes e mitigação dos efeitos de catástrofes. Esta foi uma das principais agendas técnicas realizadas pelos parlamentares. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer um modelo de reciclagem de resíduos de construção e startups de inovações. Além do parlamentar mineiro, participaram da missão outros deputados de oito estados brasileiros.

Como Tóquio, que possui baixa altitude, é vulnerável a inundações durante as estações chuvosas e de tufões, as autoridades construíram a maior instalação de desvio subterrâneo de inundações do mundo para atenuar quaisquer desastres em potencial. Em uma das agendas de prevenção a enchentes, Alencar e os outros deputados conheceram o funcionamento desta galeria subterrânea de coleta de água de chuvas, conhecida como Catedral, que recebe o escoamento da região metropolitana de Tóquio.

Este sistema de túneis de concreto, com 50 metros de profundidade e 6,3 quilômetros de extensão, foi construído entre 1993 e 2006. Cerca de sete vezes por ano, ele desvia a água das fortes tempestades e impede que as ruas da bacia hidrográfica e áreas urbanas inundem. Esta é uma experiência preventiva de referência para estudos de viabilidade técnica de implementação no Brasil, especialmente em cidades como Belo Horizonte, Itabirito e Rio Acima, além de outras cidades do estado, por frequentemente sofrerem com grandes volumes de chuva.

Em outra agenda importante, Alencar e os parlamentares visitaram uma usina de reciclagem de lixo de construção civil, que recebe e faz a triagem de detritos e sobras de obras, transformando-os em produtos como papéis, carvão ecológico, tijolos, entre outros utilizados na construção civil. No Japão, 98% do lixo industrial recebido é reciclado e transformado em materiais reutilizáveis. A população e as indústrias pagam para que seus resíduos sejam recolhidos e reciclados.

Na usina, todo o lixo recebido, proveniente de indústrias e restos de obras, é separado por categorias: concreto, material misto, metais e madeira. Os carros e maquinários utilizados na indústria são elétricos, contribuindo para a diminuição da emissão de carbono. O deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) acredita que é possível idealizar projetos de referência em Minas Gerais. "Voltamos do Japão com uma bagagem de conhecimentos inovadores para trabalharmos em projetos de leis que busquem aprimorar a prevenção de catástrofes e enchentes em nosso Estado. Vamos também trabalhar na ideia de um projeto que estimule a ampliação de usinas de reciclagem por toda Minas Gerais. Tenho certeza de que será uma iniciativa importante para estabelecermos uma cultura sustentável e de compromisso com o meio ambiente", ressaltou Alencar.

 

Diplomacia e inovações

 

Em Tóquio, o deputado Alencar da Silveira Jr. e os parlamentares também estiveram em agenda oficial na embaixada brasileira, com o embaixador do Brasil no Japão, Octávio Côrtes, e também com o cônsul-geral do Brasil em Tóquio, Andrés Chermont de Lima. Além disso, em Tóquio, tiveram encontro no parlamento japonês com a deputada federal Yuko Obuchi, que é vice-presidente da Liga Parlamentar Japão-Brasil.

Continuando essa agenda política, Alencar e os parlamentares visitaram a cidade de Hamamatsu, onde foram recebidos pelo cônsul-geral do Brasil, Aldemo Garcia, pelo vice-prefeito da cidade, Yutaka Yamana, e também pelo vereador Noritaka Torii.

Os deputados também tiveram um dia inteiro de visitas a várias startups japonesas, onde puderam conhecer várias inovações e tecnologias. Uma delas é uma empresa que desenvolveu um filtro de água que produz água do oxigênio. Ele condensa o ar, tira a umidade e produz um litro de água potável por dia. Em outra startup, eles conheceram um micro-ônibus elétrico com uma tecnologia bem simples. Ao todo, visitaram cerca de sete startups instaladas na cidade.

A cidade de Hamamatsu também possui diversas empresas automotivas, como a Suzuki e a Honda. A primeira motocicleta e o primeiro carro compacto do Japão foram desenvolvidos no local. Além disso, a cidade é conhecida como a "cidade da música", abrigando fábricas de instrumentos musicais como Kawai Gakki, Yamaha e Roland. Durante a missão técnica, os deputados mineiros tiveram a oportunidade de receber informações sobre como funciona o processo de produção e a inovação tecnológica presente nessas indústrias. Devido a isso, Hamamatsu se desenvolveu como um importante centro manufatureiro, com a indústria em constante crescimento. Muitos brasileiros trabalham nessas fábricas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico da região.

 

Cultura brasileira presente no Japão

 

O promotor de eventos Mario Makuda, responsável pela realização do "Brazilian Day" no Japão, que recebeu o deputado Alencar e os parlamentares integrantes da comitiva da Unale no país irmão, destaca como a cultura brasileira é bem recebida pelos japoneses. “Eu tenho uma empresa aqui no Japão chamada Promotion Brasil, que promove os principais eventos brasileiros aqui, que seria o Focus Brasil, que é um evento de premiação e uma plataforma multidisciplinar que engloba seminários, palestras, premiações e eventos culturais, e também realiza o maior evento brasileiro hoje, que é o Brazilian Day. Já trouxemos grandes artistas como Toni Garrido e Saulo Fernandes, da Bahia. E, claro, a cada ano a gente sempre quer diversificar a gama de artistas e queremos, com certeza, trazer algum artista de Minas Gerais como Jota Quest, Skank, Fernanda Takai ou a banda Pato Fu, dentre outros vários artistas”, destacou o empresário Mario Makuda.

 

Unale 

 

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) é uma entidade que reúne os 1059 deputados estaduais do Brasil. Fundada em 1996, a Unale defende os interesses dos estados, divulga ações legislativas, busca parcerias para aprimorar o trabalho dos deputados, promove o debate de temas nacionais e internacionais, e valoriza o papel do parlamentar estadual. A entidade é reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) como representante dos deputados estaduais e das Assembleias Legislativas. A Unale também atua no cenário internacional, firmando parcerias com parlamentos estrangeiros e promovendo eventos para troca de experiências.

Em resumo, a Unale é uma importante instituição que fortalece o trabalho dos deputados estaduais e contribui para o desenvolvimento do país.

 

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.