Notícias
O drama das famílias do município de Santana dos Montes, há anos sofrendo com o precário sistema de abastecimento de água, está perto de chegar ao fim. Por meio de indicação do deputado Alencar da Silveira Jr. a prefeitura assinou convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (SEDRU) para a liberação de R$ 150 mil que serão usados na instalação de um sistema de captação por gravidade de água.
Atualmente, Santana dos Montes possui 2 poços artesianos que necessitam de bombas para garantir o fornecimento aos domicílios, o que nem sempre resolve o problema. “Constantemente há falta de fornecimento e a cidade fica até 3 dias sem água. Com o novo sistema, esperamos que 90% do problema seja resolvido, disse o prefeito de Santana dos Montes, Nelson Ferreira de Faria.
O abastecimento por gravidade permitirá captar 35 mil litros de água por hora, que irá percorrer 5 km de tubulação subterrânea até o depósito central. De acordo com estudos feito pela a prefeitura, a água chegará praticamente potável, garantindo qualidade de vida aos usuários. Para o prefeito, haverá uma redução significativa no número de atendimento a crianças no posto de saúde. “Sabemos que a qualidade da água é um fator de muita importância na saúde das pessoas”, afirmou.
Outra grande vantagem será a economia de energia elétrica e manutenção gastas com a utilização das bombas. Hoje, a prefeitura paga cerca de 10 mil reais mensais só de energia para as bombas. Com a manutenção periódica, o valor chega à 20 mil reais.
O Deputado Alencar comentou a importância do benefício. “Com o novo sistema, daremos dignidade à população de Santana dos Montes, fortalecendo o seu desenvolvimento social e econômico, além de fortalecer o turismo da cidade”, afirmou. A estimativa é que o sistema esteja em funcionamento dentro de 6 meses.
Estiveram presentes na assinatura do convênio, além do deputado Alencar e do prefeito Nelson Ferreira, o vice-prefeito Sebastião Maria de Magalhães (Tiãozinho do Caminhão), os vereadores Rosemberg Aparecido, Anivaldo Henrique, José Martiniano (Zezé do Paixão) e Alaerte Rodrigues (Lete).
Entrar
Esqueceu a senha?
Não recebeu o e-mail de ativação?
Comentários