Notícias

Alencar da Silveira Jr. quer tornar a água de Caxambu oficial da Copa de 2014
Por: 12 de Marco de 2010 em: Notícias

O deputado Alencar da Silveira Jr. quer que o Ministério dos Esportes considere a possibilidade  de incluir águas minerais de Caxambu e região no rol de produtos oficiais da Copa do Mundo de 2014.  Requerimento de sua autoria nesse sentido foi aprovado em audiência pública realizada no município, no Sul de Minas, na semana passada. A reunião teve o objetivo de debater o potencial turístico da região no contexto da Copa do Mundo a ser realizada no Brasil em 2014.

De acordo com Alencar, Caxambu tem localização estratégica, por estar próximo a São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, conta com belezas naturais e tem respeitada culinária regional. Mas também lembrou que a responsabilidade é de todos, e que mais importante do que preparar a cidade para a Copa do Mundo é manter a qualidade do turismo após o evento. "Não adianta investir apenas para um evento de um mês. Quem pensar dessa forma e não buscar a continuidade vai falir em pouquíssimo tempo", disse.


Cidade está entre as 65 com maior potencial turístico no Brasil


O assessor da Secretaria de Estado de Turismo, Mauro Werkema, apresentou um documento de ações estratégicas para que as cidades se credenciem a ser subsedes da Copa do Mundo. Trata-se de um planejamento para o evento, desenvolvido em congresso internacional da Fifa e que demonstra que a estrutura necessária é complexa e deve responder a diversas exigências internacionais.


Segundo ele, Caxambu está entre as 65 cidades de maior potencial turístico do País e, por isso, é prioritária para receber eventos relativos ao mundial. Ele alerta, no entanto, que deverá ser feito um diagnóstico das potencialidades da região e que a comunidade, em parceria com o poder público, deve concretizar as ações de infraestrutura e adequação às normas exigidas. "A Copa terá 32 seleções, com 64 jogos, que devem atrair 500 mil turistas. Os investimentos serão superiores a R$ 30 bilhões, e o Circuito das Águas tem tudo para ser contemplado nesse processo", afirmou.


Sobre a melhoria em infraestrutura, o gerente do Distrito Rio Verde da Copasa, Marco Aurélio Ribeiro, anunciou que está sendo feita infraestrutura de esgotamento sanitário em toda a região, para que haja água tratada para 100% da população. De acordo com ele, a Copasa quer ser parceira para que o projeto da Copa se torne realidade.


Sociedade e poder público municipal cobram investimentos
O diretor-presidente do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas, Gustavo Arrais, disse que Caxambu tem tradição em turismo, mas é carente de investimentos no setor. Segundo ele, há capacitação, há experiência, mas é preciso que o entretenimento na região seja revitalizado. "Turismo é fonte de renda e dá retorno aos investimentos. A Copa é uma oportunidade de promover o Sul de Minas para o mundo" salientou.
O presidente da Câmara Municipal, José Luiz Fernandes, também falou sobre a cultura do turismo na cidade. De acordo com ele, a população de Caxambu sabe como receber os turistas que buscam as belezas naturais da região, mas é preciso mais investimentos e atenção dos governos estadual e federal. "Necessitamos de mais recursos para o Parque das Águas, assim como para melhorias dos acessos às estâncias hidrominerais, entre outras ações prioritárias", disse.


Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.