Notícias

Ouro Preto poderá ter comitê estratégico para Copa do Mundo de 2014
Por: 07 de Maio de 2010 em: Notícias


Ouro Preto foi a primeira cidade este ano a receber a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo com o propósito de discutir melhorias para receber turistas durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014. Além da criação de um comitê estratégico para Copa, também foram levantadas questões como a criação de um aeroporto regional, a instalação de tecnologia ecologicamente correta nos hotéis e pousadas, a criação de uma linha de ônibus ligando Confins a Ouro Preto, entre outros. A reunião, realizada na cidade que é patrimônio cultural da humanidade no último dia seis, foi solicitada pelo deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT).

Para o deputado, é importante que o visitante já tenha informações sobre os destinos turísticos previamente e possa programar sua viagem, e isso exige que a cidade se prepare para os eventos. Ele defendeu a construção do aeroporto regional de Ouro Preto, no distrito de Cachoeira do Campo, para receber os turistas. Segundo o parlamentar, já existe o terreno e a autorização para isso, mas a obra não saiu do papel. "Haverá jogos em Belo Horizonte, mas o turista não vai ficar lá. Vai querer conhecer a região", argumentou.

Segundo informou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Francisco de Assis Gonzaga da Silva, o Executivo local deve publicar, nos próximos dias, o decreto para criação do grupo que será formado por representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade. Na segurança pública, há a intenção de trabalhar em rede, conforme explicou o tenente-coronel Welton José da Silva Baião, mas ele ponderou que a corporação precisa se preparar para alguns desafios, como o registro de ocorrências em outras línguas, por exemplo.


Comitê deve focar projetos no legado para a cidade

Os eixos que devem nortear a atuação do comitê, na opinião da coordenadora do Programa de Turismo, Negócios e Eventos da Setur, Silvana Nascimento, devem ser infraestrutura, capacitação e promoção. Ela ressaltou que o foco deve estar no legado para a cidade. "Não se deve construir nada que não possa ser utilizado pela comunidade no pós-Copa", explicou. Além disso, Silvana Nascimento defendeu a inserção total da comunidade em todos os projetos. Ela ainda informou os participantes da reunião de que só três capitais conseguiram cumprir o cronograma das obras para a Copa até o momento e, que Belo Horizonte está entre as três. "Ouro Preto é considerada destino indutor pela Embratur e pelo Ministério do Turismo", concluiu.

A realidade dos moradores do município, para além dos atrativos culturais e históricos, foi trazida à reunião pela vereadora Regina Braga. Ela citou os problemas de saneamento e a falta d'água, mesmo nos períodos chuvosos. "Em certas épocas a cidade fede", lamentou. Segundo ela, a estrutura esportiva é precária, o trânsito caótico e a limpeza pública ruim. A vereadora também disse que não existem estradas rurais de acesso aos 12 distritos de Ouro Preto. Regina Braga defendeu o batalhão da PM e a preparação das empresas e da mão-de-obra para a Copa. "É preciso que o visitante leve uma imagem positiva do Brasil para poder estimular o turismo no pós-Copa", concluiu.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.