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BHTrans descarta ampliação do metrô para a Copa 2014
Por: Fernanda Grossi 10 de Junho de 2010 em: Notícias

A pedido do deputado Alencar da Silveira Jr. a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembléia realizou audiência pública para discutir futuras intervenções viárias na capital. O presidente da comissão, Alencar da Silveira, alertou para o fato de as soluções apresentadas não ficarem restritas ao período da Copa do Mundo. Segundo ele, elas devem ser para o futuro, a fim de que toda a população de Belo Horizonte seja beneficiada. O parlamentar sugeriu a realização de audiências pela Comissão de Transporte para tratar de novas tecnologias no setor de transporte público.

Apesar de reconhecer o metrô como solução para o problema do transporte coletivo de Belo Horizonte, a alternativa está fora dos planos para a Copa do Mundo de 2014, segundo o gerente da Coordenação de Mobilidade Urbana da BHTrans, Rogério Carvalho Silva. Ele foi um dos convidados da audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada no final de maio para discutir futuras intervenções viárias na Capital.

Em vez do metrô, a aposta será no Bus Rapid Transit (BRT), sistema de corredores expressos de ônibus articulados em vias consideradas estratégicas da cidade. De acordo com o representante da BHTrans, devem ser levados em consideração até 2014 os custos da operação e da construção, além do tempo disponível para as obras, o que tornaria inviável a expansão do metrô. "Não adianta esperarmos mais 10 anos pelo metrô. Precisamos de uma solução urgente, e o BRT é uma alternativa concreta", afirmou.

Segundo Rogério Carvalho Silva, o BRT ficará 90% mais barato, e o sistema é capaz de transportar grande volume de passageiros com eficiência e conforto. "Haverá monitoramento eletrônico, que permitirá, por exemplo, o controle de tráfego de cada veículo. Assim, o passageiro saberá exatamente o tempo que falta para que sua condução chegue à estação, de onde o embarque será feito em nível", explicou. A intenção da Prefeitura é implantar o BRT nas Avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos e Carlos Luz.

Além do BRT, o diretor-operacional da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Roger Gama Veloso, informou aos deputados e convidados que outras obras viárias importantes serão feitas em Belo Horizonte para o Mundial de 2014, entre elas a Via 710, o alargamento da Avenida Pedro I, que exigirá a desapropriação de imóveis residenciais e comerciais ao longo da via, e o complexo da Abrahão Caram.

Engenheiro defende adoção de aeromóvel


Para o engenheiro e assessor da Presidência do Crea-MG, Odair Santos Júnior, o BRT pode causa impacto negativo nas avenidas já lotadas de veículos. Por isso, ele sugeriu a adoção do chamado aeromóvel, uma espécie de trem movido a ar que circula em elevados, semelhante a um monotrilho. "É uma solução fácil tecnicamente, ecológica, não exigiria desapropriações, ao custo de um terço do metrô. Outras cidades do mundo já estão usando com sucesso, inclusive Porto Alegre", explicou. A sugestão despertou a curiosidade dos deputados, e o engenheiro fez uma apresentação detalhada do projeto, mostrando imagens do sistema de transporte.

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