Notícias

Minas Novas pede inclusão no Projeto Estrada Real
Por: 17 de Junho de 2010 em: Notícias

Documentação comprovando historicamente a ligação do município de Minas Novas com o período do Brasil Colônia foi apresentada ao diretor do Instituto Estrada Real, Basques Sanna.  O deputado Alencar da Silveira Jr. acompanhou o diretor do Circuito Turístico Pedras Preciosas, Iesser Anis Lauar e o secretário municipal de cultura, comunicação e turismo de Minas Novas, Éden Leonardo Sena, até o Instituto ER em Belo Horizonte, no último dia 17. Durante audiência pública realizada em Minas Novas, no mês de maio, foi manifestado o interesse em incluir a cidade no Projeto Estrada Real. Desde então, medidas vêm sido tomadas para a concretização dessa ambição.

Presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Alencar da Silveira Jr. requeriu audiência pública em Minas Novas para debater as potencialidades turísticas da região com vistas para a Copa do Mundo de Futebol em 2014.

Segundo Iesser, Minas Novas pertencia à Bahia até a descoberta de pedras e ouro na localidade. A partir daí, passou à pertencer à comarca do Serro, garantindo assim maior arrecadação do Fisco (Estado enquanto gestor do Tesouro público) à Coroa Portuguesa. “O arquivo histórico de Minas Novas é riquíssimo. Temos toda a documentação comprovando a relação da cidade com a exploração do ouro”, garante Iesser.

Baques Sanna, diretor do Instituto Estrada Real, conta que o Projeto Estrada Real começou com pouco mais de cem cidades e hoje já possui 199. “O Instituto tem interesse em acatar todas as cidades que comprovem vínculo com a Estrada Real. Para essa constatação existe uma equipe de historiadores e turismólogos para fazer o levantamento dos dados e a pesquisa sobre a cidade. Após a analise feita por essa comissão, é determinada a inclusão do município no roteiro”, explica o diretor, que também apresentou a documentação e os pré-requisitos necessários para pertencer à ER.

O deputado Alencar da Silveira Jr. lembrou que a Estrada Real tem parentesco e forte ligação com a Europa, sendo uma ótima opção de turismo durante os jogos da Copa de 2014 e jogos olímpicos no Rio de Janeiro, dois anos depois. Iesser aproveitou a ocasião para agradecer ao deputado pela realização da audiência pública em Minas Novas. “ A repercussão e o impacto da reunião foram muito positivos. Estamos  satisfeitos com o trabalho do deputado na região”, comemorou.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.