Notícias

Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações
Por: Ludmilla Fonttainha 30 de Agosto de 2010 em: Notícias

 

Meio ambiente também é preocupação do Alencar. Um Projeto de Lei apresentado pelo deputado e já em tramitação na Assembléia, tem como objetivo a conservação e o uso racional da água. O Purae - Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações, é um conjunto de ações que visam a economia e o combate ao desperdício quantitativo de água em prédios residenciais e comerciais.

O programa tem como objetivo instituir medidas que levem à conservação, ao uso racional e à utilização de fontes alternativas para captação de água nas novas edificações, além da conscientização dos usuários sobre a importância da conservação do recurso hídrico. Nas ações de conservação e uso racional, serão utilizados aparelhos e dispositivos economizadores de água, como bacias sanitárias de volume reduzido de descarga, chuveiros e lavatórios de volumes fixos de descarga e torneiras dotadas de arejadores.

O Purae também trata da captação da água de chuva, que pode ser reutilizada em atividades como: rega de jardins e hortas, lavagem de roupa, lavagem de veículos, lavagem de vidros, calçadas e pisos, etc. Esse aproveitamento combate o desperdício e garante benefícios ambientais, econômicos e sociais ao longo dos anos.

De acordo com o projeto, os sistemas hidráulico-sanitários das novas edificações serão projetados tanto para o conforto e segurança dos usuários, quanto para a sustentabilidade dos recursos hídricos.  Além disso, nas edificações em condomínio serão também instalados hidrômetros para medição individualizada do volume de água gasto por unidade.

Para combater o desperdício de água, o programa sugere ações voltadas à conscientização da população através de campanhas educativas e abordagem por meio de palestras em escolas integrantes da rede pública estadual. “É de extrema importância alertar toda a sociedade sobre o uso abusivo da água, quais são os métodos de conservação e como fazer o uso racional dela”, afirma Alencar da Silveira Jr.

 

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.