Notícias

Caminhada marca inauguração de Trilha Real em Itabirito
Por: Fernanda Grossi 12 de Novembro de 2010 em: Notícias

Uma caminhada de cinco quilômetros marcou a inauguração, no último dia 12, do primeiro trecho da Trilha Real em Itabirito. O trecho percorrido tem início na Ponte da Bacia até a Ponte Ana de Sá, no distrito de Acuruí e integra os primeiros 38 quilômetros sinalizados da Trilha Real, de um total de 138 quilômetros. A iniciativa teve o apoio do deputado Alencar da Silveira Jr., presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa.

Na Trilha Real, o viajante pode percorrer o trecho sem o acompanhamento de um guia especializado, já que a estrada é autoguiada e a sinalização interpretativa. A trilha, divida em sete percursos de 20 quilômetros aproximadamente, corta os municípios de Ouro Preto, Ouro Branco e Itabirito.


A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, e o vice-prefeito de Itabirito, Rildo Xavier, Descerraram a placa que assinala a Trilha Real.  O deputado Alencar da Silveira Jr., não pode participar da cerimônia porque estava em Brasília, onde se reuniu com o ministro do trabalho, Carolos Lupi. O vice prefeito Rildo Xavier agradeceu o empenho e trabalho que Alencar vem desenvolvendo por Itabirito.


Para o deputado, a Trilha Real vai aproximar os caminhantes da história de Minas. “Além das belas paisagens já exploradas por quem passa pela Estrada Real, a Trilha Real também vai educar e instruir os caminhantes já que possui placas explicativas com a história de nossas cidades”, observa Alencar da Silveira Jr.


A opinião é reforçada pela secretária estadual de turismo. “A Trilha Real é uma forma de materializar a Estrada Real, que é um grande destino turístico internacional. Estes primeiros 38 quilômetros correspondem a um projeto piloto que poderá servir de referência para que a iniciativa privada e os prefeitos possam se apropriar do projeto e ampliar a sinalização em toda a estrada”. 

Novo jeito de caminhar pela história de Minas

A Trilha Real é uma oportunidade de reviver os caminhos mineiros por onde passaram bandeirantes, escravos e tropeiros. Além de conhecer os pequenos vilarejos do período colonial brasileiro, o viajante desfrutará de belas paisagens. A trilha permeia várias áreas de conservação, como o Parque Ecológico de Itabirito e o Parque Estadual do Itacolomi e o recém criado, Parque Estadual Serra do Ouro Branco. Os caminhos vão desde as margens do Rio das Velhas até os campos rupestres emoldurados pela Serra do Espinhaço, Reserva da Biosfera de Minas Gerais.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.