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Qualidade de Vida com Amor Exigente pode ser disciplina escolar
Por: Fernanda Grossi 18 de Marco de 2011 em: Notícias

Despertar nos alunos da Rede Estadual de Ensino a valorização da família e suas raízes culturais, incentivar a criança a ver o outro como gente e respeitar sua individualidade e exaltação do amor ao próximo. Essas são algumas das propostas pedagógicas presentes no projeto de lei protocolado no início de março pelo deputado Alencar da Silveira Jr. na Assembleia de Minas.

O novo Projeto quer que a Secretaria Estadual de Educação acate o conteúdo “Qualidade de Vida com Amor Exigente” em sua grade currícular, passando a constar nas propostas pedagógicas das Escolas Estaduais do Estado. O objetivo é promover a recuperação dos alunos de menor rendimento e articular com as famílias e comunidade, criando processos de integração da sociedade em termos já estabelecidos nas diretrizes e bases da educação da Constituição Federal. O Projeto pretende auxiliar crianças e adolescentes no processo de construção de sua qualidade de vida.

Para o autor do Projeto, “entende-se por Qualidade de Vida com Amor Exigente processo onde o indivíduo e o coletivo constroem valores sociais de convivência, conhecimento e habilidades, atitudes e competências voltadas para conservação da vida e da família, além de servir de auxilio na formação do caráter de cada um”, explica.

O PL foi inspirado no Programa Amor Exigente da Febrae (Federação Brasileira de Amor-Exigente), que  surgiu há 26 anos com o propósito de atuar como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. Atualmente, o movimento conta com 10 mil voluntários, que realizam, aproximadamente, 100 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras. São 536 grupos no Brasil, 2 na Argentina, 1 no Peru e 9 no Uruguai, além de 350 grupos em fase experimental e 249 Subgrupos de Jovens na Sobriedade.

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