Notícias
Para comemorar o tricentenário das três cidades, a Assembléia Legislativa, por requerimento do deputado Alencar da Silveira Jr., promove neste ano uma série de ações que valorizam essa história. A primeira delas foi a realização, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do concurso de redação “Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas”. Entre outras ações, está prevista também uma reunião solene dos deputados no município de Ouro Preto.
O concurso de redação foi lançado em maio, no Hall das Bandeiras da Assembléia, em evento que teve a participação de quase 3 mil alunos de Belo Horizonte e da Região Metropolitana. Ao final do evento, os jovens se divertiram ao som do cantor Wilson Sideral, que eletrizou a platéia.
O objetivo do concurso é fazer com que os estudantes relacionem a história de Minas Gerais com o momento atual das cidades e regiões onde vivem. Poderão participar alunos dos últimos anos do ensino fundamental (da 6ª à 9ª série) e do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais.
História - Em 1711 o governador da então Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, D. Antônio de Albuquerque, recebeu da Coroa Portuguesa a ordem para escolher três povoados para serem elevados à categoria de Vila. Dada às riquezas minerais e ao vertiginoso crescimento que experimentavam em função dessas riquezas, os povoados de Mariana, Ouro Preto e Sabará foram os escolhidos. Assim, nasceram as primeiras vilas de Minas Gerais, sendo Mariana a pioneira, em 8 de abril, depois Ouro Preto, em 8 de julho, seguida de Sabará, em 17 do mesmo mês.
Entrar
Esqueceu a senha?
Não recebeu o e-mail de ativação?
Comentários