Notícias
Em virtude do alto valor das passagens de ônibus dentro de Belo Horizonte e Região Metropolitana, o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) está criando o movimento “Redução das Tarifas do Transporte Público”. O objetivo é mobilizar os governos federal, estadual e municipal no sentido de diminuir a carga tributária incidente sobre o transporte público, que hoje está em torno de 40%. O movimento, além de denunciar a situação de injustiça social, propõe soluções claras e viáveis para a redução do custo da tarifa de R$ 1,65 para R$ 1,00, possibilitando o acesso a toda população mineira.
Em Belo Horizonte, parte da população está sendo excluída do serviço de transporte coletivo. Segundo pesquisa realizada pelo Itrans (Instituto de Desenvolvimento e Informação em Transporte) um dos principais motivos dessa exclusão é o elevado custo das tarifas. A situação é mais complicada para os moradores da periferia que têm renda mensal inferior a três salários mínimos, o que corresponde a cerca de 37% da população da Grande Belo Horizonte.
No Brasil, 35% da população anda a pé, por não conseguirem pagar passagens de ônibus, de acordo com a Associação Nacional de Transportes Públicos e do Ministério das Cidades.
“O alto custo dos itens que compõem a tarifa dos ônibus restringe o direito constitucional de ir e vir, inibindo oportunidades de acesso ao trabalho, ao estudo, à saúde e ao lazer. Promover a inclusão social significa mais gente com acesso ao transporte público, e portanto, ao lazer, à saúde, a educação e até o emprego”, conclui Alencar.
Entrar
Esqueceu a senha?
Não recebeu o e-mail de ativação?
Comentários