Notícias
O deputado Alencar da Silveira Jr. vai apresentar projeto de lei para beneficiar artesãos mineiros
que não conseguem se adaptar às regras do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), órgão filiado ao Inmetro. O projeto será criado com o suporte do próprio Ipem e terá o objetivo de diferenciar as atividades artesanais das industriais em nosso Estado.
A criação do PL foi decidida durante reunião entre o deputado, representantes do Ipem e cerca de 200 artesãos em Resende Costa, no final de novembro. Durante o encontro, técnicos do Instituto apresentaram algumas regras do Inmetro que os artesãos devem seguir para poderem vender inclusive para outros estados e países.
Para o presidente da Associação dos Artesãos de Resende Costa, Galhardo, é grande a dificuldade para que os produtores de artesanato sigam todas as normas impostas pelo Ipem, pois cada artesão tem sua particularidade. “Não temos como aplicar para o artesão as mesmas regras aplicadas para a indústria, pois o artesanato tem uma produção mais livre e manual. Se obrigarmos os artesãos a industrializar seu processo de produção, vamos também eliminar as principais características do rico artesanato mineiro”, afirmou.
Entrar
Esqueceu a senha?
Não recebeu o e-mail de ativação?
Comentários