Notícias

Programa quer garantir vacinação domiciliar para idosos com dificuldade de locomoção e pessoas portadoras de deficiência em Minas
Por: Sylvia Amorim 25 de Julho de 2019 em: Notícias

O deputado Alencar da Silveira Jr. protocolou na Assembleia de Minas um projeto de lei (PL) que promete facilitar a vacinação de idosos. O PL institui o Programa de Vacinação Domiciliar para Idoso Restrito ao Domicílio e Pessoas portadoras de deficiência com mobilidade reduzida, que vai garantir a vacinação em casa para essas pessoas.

Os idosos que poderão participar do programa são aqueles incapazes de sair de casa sozinhos ou que se locomovam sem auxílio apenas na vizinhança de suas residências. A solicitação de vacinação domiciliar deverá ser feita pelo próprio idoso ou portador de deficiência, ou por alguém que o represente, ao centro de saúde localizado na área em que reside.

Muitos idosos e pessoas portadoras de deficiência com mobilidade reduzida acabam não tomando as vacinas devido à dificuldade em ir ao centro de saúde, e assim ficam suscetíveis a várias doenças infecciosas. Além de representar um grande risco a saúde da pessoa, também surge a possibilidade de transmissão de doenças na comunidade local.

Segundo o deputado, o programa é importante para assegurar o direito do cidadão de ter as vacinas em dia. “É preciso lembrar que para muitos, sair de casa é quase impossível ou então muito doloroso. Não podemos deixar que isso impeça o idoso e a pessoa portadora de deficiência de zelar pela saúde”, afirma.

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.