Notícias

Aeroporto Carlos Prates: Deputado Alencar requer audiência pública para debater desativação de Aeroporto
Por: Igor Nonato 27 de Abril de 2023 em: Notícias

Em marco, o deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT) reforçou a importância do andamento da audiência pública para debater a desativação do Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte. O documento foi enviado no dia 3 de fevereiro de 2022 para a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia de Minas.

O aeroporto é o segundo maior de Minas Gerais - quanto ao fluxo de decolagens e pousos -  e é de suma importância para o treinamento de servidores do Estado, como bombeiros e policiais. 

A área do Aeroporto Carlos Prates pertence à União, mas a Prefeitura de Belo Horizonte manifestou interesse em desenvolver projetos para o local, já o Governo do Estado não possui interesses com a região. 

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, um dos projetos para a área do aeroporto seria a construção de 2 mil moradias do programa “Minha Casa, Minha vida” ou até mesmo um parque, com áreas de lazer. “ Se tem que retirar o aeroporto,  algo para beneficiar a população deve ser feito, mas com responsabilidade. Sobretudo, precisamos atentar também, sobre as deficiências de mobilidade urbana da região”, disse o deputado.

Para Alencar, incluir moradias no local pode piorar ainda mais o colapso do trânsito nas principais vias de acesso aos bairros da região Noroeste.  “Nós temos sistema viário para isso?  A rua Padre Eustáquio já está entupida, ninguém passa. Como vai ficar a Avenida Pedro II? Nós precisamos de obras no sistema viário. Retirar o aeroporto é um retrocesso”. 

Além disso, o local é usado para o treinamento de futuros pilotos, pois lá funcionam diversos centros de formação que recebem pilotos de todo o país. Com a desativação, até então agendada para 1 de Abril, pelo menos 500 postos diretos de trabalho de 15 empresas seriam perdidos. 

A região Noroeste (bairro Padre Eustáquio e outros), de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, é a mais demograficamente adensada da cidade, com 8.967,4 habitantes por quilômetro quadrado, distribuído em 9.992 residências. 

Ademais, o entorno do aeroporto abriga hospitais, igrejas, escolas, creches e outros. São cerca de 1.505 estabelecimentos não comerciais, de acordo com censo da PBH. 

AUDIÊNCIA PÚBLICA | Quero reforçar que devemos ampliar o debate sobre a desativação do Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte. O meu pedido de realização de audiência pública sobre o fechamento está em andamento, apenas aguardando a confirmação de data para a realização dessa importante ação de diálogo social, econômico e sustentável. 

Estamos vivendo dias de decisões que podem afetar a qualidade de vida de centenas de pessoas que serão afetadas direta ou indiretamente com o fechamento do aeroporto. Por isso reforço, precisamos proporcionar uma reflexão mais aprofundada sobre os reflexos positivos e negativos desta polêmica pauta de interesse popular. 

Se você quer participar também desse debate, fique atento às nossas redes sociais, que em breve, divulgaremos a data/convite para essa importante audiência pública.

 

Logar-se para comentar

Comentários

Nenhum comentário ainda.